Vamos falar de Cronograma capilar.




Oii pessoas, tudo bem?
Então hoje iremos falar de Cronograma capilar, nesse post de irei explicar as etapas, como funciona o cronograma, mostrar para vocês o cronograma oficial, indicar e explicar sobre algumas mascaras e por fim passar algumas receitas. ( A parte das mascaras e receitas será no próximo post).

O que é o Cronograma Capilar.
O cronograma capilar é basicamente uma programação ou agendinha com  cuidados para recuperar os fios danificados.Ele será composto de três etapas a de hidratação, nutrição e reconstrução, e terá uma duração de em média um mês, você que vai saber quando parar o seu cronograma, pois cada cabelo reage de uma forma diferente, exemplo já estou a três meses fazendo o cronograma e ainda não quero parar. É recomendado que enquanto você esteja fazendo o cronograma, se você fizer químicas, faça somente na ultima semana antes da etapa de reconstrução.


Para quais cabelos o cronograma é recomendado?
Para todos os tipos de cabelo, pois como eu já disse ele serve para recuperar os fios e também deixa-los saudáveis. Mesmo para cabelos naturais que nunca passaram por nenhuma química é recomendado, pois sofremos agressões externas como poluição, água com cloro entre outras e isso prejudica nosso cabelo.

Etapas do cronograma.

Hidratação.
Serve para repor a água e a umidade dos fios, e é uma das mais importantes etapas, pois recupera a maciez, brilho e deixa o cabelo mais saudável.

Nutrição.
Essa etapa serve para repor os lipídios dos fios, que é responsável para dar oleosidade aos fios.

Reconstrução.
Essa etapa será para devolver as proteínas que os fios perdem e assim o cabelo ter mais força.

O que cada etapa precisa.

Na etapa de hidratação.
 Iremos usar máscara hidratantes (sério Paula?) que contenham na composição alguns dos seguintes ingredientes.
Silicones, aloe vera (é a babosa mesmo minha gente), alcool modificado,bepantol, vitaminas, mel, glicerina, entre outros.

Na etapa de nutrição

Usaremos mascaras nutritivas, dá pra saber se uma mascara é realmente nutritiva quando na composição vem escrito,óleo ou OIL, você também pode usar óleos vegetais nessa etapa como o óleo de coco ou até o azeite extra virgem  (gente tem que ser o extra virgem viu), mas enfim nas mascaras de nutrição iremos encontrar alguns dos seguintes ingredientes.
Manteigas, óleos vegetais (óleo de coco, óleo de mamona entre outros),ceramidas, manteiga de karité, proteínas hidrolisadas, entre outros.

Na etapa de reconstrução.
As mascaras reconstrutoras na sua grande maioria tem na sua composição queratina, pois queratina é bastante importante, mas usada em excesso pode ressecar os fios, pois é meninas então cuidado com as reconstruções,mas vamos a alguns ingredientes da reconstrução.
Queratina, colágeno, aminoáciados (arginina, lisina, prolina etc).

Bom agora vou postar dois cronogramas, o oficial e o que eu faço.




O meu cronograma eu fui adaptando com o que eu percebia que o meu cabelo precisava e percebi que ele reagia melhor quando eu fazia nutrição por isso acrescentei mais nutrição ao meu cronograma, reconstrução eu faço somente uma, a hidratação realmente reina em quase todos cronogramas, eu gosto muito do cronograma da Jeh do blog Femme fatale,pela quantidade de reconstruções, para um cabelo que sofreu bastante química é um bom cronograma.

Dicas.
Lave o cabelo no máximo duas vezes por mês com shampoo anti resíduo, pela limpeza profunda que ele proporciona, eu recomendo usar ele na etapa de reconstrução ou quando for fazer uma super nutrição, pois ele abre as cutículas do cabelo, lembrando não use sempre no máximo duas vezes na semana pois pode ressecar.

Use shampoo sem sulfato, pois  limpa bem e resseca menos o cabelo.

Faça uma umectação juntamente da nutrição.

Gente essa é uma dica não só para quem faz cronograma, mas para todo mundo use um protetor térmico (é assim que fala né gente) na hora que fazer chapinha ou secar os fios.

Use sempre ampolas, frutas etc, para potencializar a sua mascara.

Bom meninas esse post ta supeeeeeeeer longo né, então eu vou fazer ele em duas partes, essa e a outra será as dicas de produtos e hidratações caseiras que irei postar em seguida desse.

E aí gente vocês fazem o cronograma também?
Gostaram do post e querem mais como esse, deixe ai sua opinião nos comentários ela é muito importante para mim.


Comentários

  1. Gostei do post sim menina. Coloca logo as receitinhas. Mas não se esquça de pôr o nome dos produtinhos. Se puder faça de duas formas. A "economica ou baixa renda" e a normal ou mais recomendada se podemos dizer assim. Kkkk. Bjs flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já postei a segunda parte colega, e coloquei receitinhas e produtos beeeem em conta.
      Beeijos e amei a sua visita

      Excluir
  2. Oi Paula amei seu post. Estou precisando fazer esse cronograma achei bem informativo e fácil. Vou fazer depois te conto. Estou esperando as receitinhas. Bj Gisele www.lojinhamimorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gisele, obrigada.
      Me conta mesmo hein menina, já postei as receitinhas.
      Obrigada pela visita, beeeijos

      Excluir
  3. Suas dicas são mara... Até imprimi pra não esquecer, bjs bjs
    http://crismaria2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sério, fico muito feliz de ter gostado, acabei de postar a segunda parte, quer dar um olhadinha.
      Obrigada pela visita, beeijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

05 produtos para ajudar no Crescimento dos Cabelos.

Primeiro look do dia.

Aquele melhor lugar.